Multimédia

Gatos. Porque é que gostam tanto de se roçar nas nossas pernas?

Se tiver gatos em casa sabe que o seu amigo de quatro patas adora roçar-se em tudo: cortinados, sofás e até as suas pernas.

Uns pensam que ele está com comichão e que esta é a melhor forma de se coçar. Outros acham que o felino está pura e simplesmente a mostrar o amor que sente pelos seres humanos e pelos objectos que o rodeiam.

A verdade é que nenhuma destas opções estão correctas – ou totalmente correctas, porque os gatos gostam de se roçar nos seus donos para mostrar que gostam deles.

Os gatos gostam de se esfregar nas coisas para marcar território, tentando espalhar pelo objecto as feromonas que se encontram no seu focinho, nas patas, na cauda e no resto do corpo, como explica o vídeo feito pela American Chemical Society.

Estes componentes químicos ajudam a marcar território e a criar uma ligação o objecto ou o ser humano. Ou seja, para além de estar a ser carinhoso, o seu gato está a mostrar aos outros felinos que você lhe pertence.

Para saber mais factos curiosos sobre estes animais veja o vídeo.

Comentários

comentários

Acerca do autor

Rua3

Resumimos o que não pode deixar de saber sobre a actualidade, contamos as histórias por trás das pessoas que se cruzam connosco, mostramos-lhe o que pode fazer, ver e ouvir.

Comentar

Comente aqui

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *