Lifestyle

Dieta: estar em jejum faz bem à saúde?

saúde e dieta

Pode parecer apenas mais uma ‘dieta da moda’, mas a verdade é que as dietas que envolvem períodos de jejum intermitentes fazem bem à saúde, revelam vários estudos científicos publicados recentemente.

Uma das investigações, publicada em 2010 na revista científica International Journal of Obesity, diz que as pessoas que recorrem a este tipo de dietas perdem mais peso e menos músculo do que aquelas que optam por dietas com baixas calorias.

Outro estudo, realizado por investigadores da Universidade do Ilinóis, mostra que as pessoas que estão em jejum em dias alternados perdem peso rapidamente e revelam melhorias nos níveis de colesterol e triglicerídeos. “Pensávamos que as pessoas iam comer mais nos dias em que podem comer, para compensar os dias de jejum. Mas isso não acontece muito, e acho que é por isso que funciona”, disse Krista Varady, líder da investigação, ao New York Times.

Várias pessoas recorrem a este tipo de dietas – a mais conhecida é a 5:2, um tipo de dieta em que a pessoas fica dois dias por semana sem comer nada ou a ingerir muito poucas calorias.

Vários cientistas afirmam que ainda não existem estudos suficientes que demonstrem os benefícios destes regimes alimentares. Isto porque a maioria das investigações realizadas até hoje têm como base de estudo animais.

Comentários

comentários

Acerca do autor

Rua3

Resumimos o que não pode deixar de saber sobre a actualidade, contamos as histórias por trás das pessoas que se cruzam connosco, mostramos-lhe o que pode fazer, ver e ouvir.

Comentar

Comente aqui

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *